Glossário



Cultura
Cultura é todo o conjunto de atitudes, costumes e crenças; caracteriza um grupo que o distingue dos outros. É de certa forma o reflexo do que existe na sociedade. É uma experiência acumulada pela aprendizagem e que é transmissivel de geração em geração. Daí a importância da interculturalidade, ou seja, da diferença de culturas no seu contributo para a cultura de um país.
Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidoes adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
Eduard B. Tylor


Competência Cultural
Competência cultural é um conjunto de variáveis que contribuem para a organização inter-cultural.


Animação
"(...) conjunto de práticas sociais que visam estimular a iniciativa e a participação das populações no seu próprio desenvolvimento e na dinâmica global da vida sócio-politica em que estão integradas."

Currículo escolar
O currículo escolar é um conjunto de aprendizagens que, por se considerarem socialmente necessárias num dado tempo e contexto, cabe à escola garantir e organizar.
Maria do Cèu Roldão


Competências
" As competências elementares (...) não deixam de ter relação com os programas escolares e com os saberes disciplinares: elas exigem noções e conhecimentos de matemática, geografia, biologia, física, economia, psicologia; supõem um domínio da língua e das operações matemáticas básicas; apelam para uma forma de cultura geral que também se adquirem na escola."
Phillippe Perrenoud (1999)






Literacia
É a capacidade de cada indivíduo compreender e usar a informação escrita contida em vários materiais impressos, de modo a atingir os seus objectivos, a desenvolver os seus próprios conhecimentos e potencialidades e a participar activamente na sociedade. A definição de literacia vai para além da mera compreensão e descodificação de textos, para incluir um conjunto de capacidades de processamento de informação que os adultos usam na resolução de tarefas associadas com o trabalho, a vida pessoal e os contextos sociais.





Sistema Educativo
"É o conjunto de meios pelo qual se concretiza o direito à educação, que se exprime pela garantia de uma permanente acção formativa orientada para favorecer o desenvolvimento global da personalidade, o progresso social e a democratização da sociedade".


Art.1º- Lei de Bases do Sistema Educativo


Sociedade
"Será preciso admitir que os homens não são homens fora do ambiente social, visto que aquilo que consideramos ser próprios deles, como o riso ou o sorriso, jamais ilumina o rosto das crianças isoladas"
Lucien Malson, "Les Enfants Sauvages"



Relação Pedagógica
A relação pedagógica torna-se educativa quando, em vez de se limitar à mera transmissão do saber, consegue comprometer os seres num encontro onde cada um descobre o outro e ao mesmo tempo se vê a si próprio, a partir daqui começa uma aventura humana pela qual o adulto vai nascer na criança.


Marcel Postic




Educação Pré-escolar
" A educação pré-escolar é a primeira etapa da educação básica no processo de educação ao longo da vida, sendo complementar da acção educativa da família, com a qual deve estabelecer estreita relação, favorecendo a formação e o desenvolvimento equilibrado da criança, tendo em vista a sua plena inserção na sociedade como ser autónomo, livre e solidário"



Ensinamentos de Coménius
"A arte de ensinar não exige mais que uma disposição técnicamente bem feita do tempo, das coisas e do método.
John Coménius




A criança e a escrita
Qualquer situaçao de aprendizagem com que a criança se defronta na escola, tem sempre uma história prévia"
Vygotsky,1998



Metodologia
Metodologia é o método aplicado a qualquer projeto, o seu método de fazer outra pessoa aprender, ou seja, o método didático. Metodologia é a subdivisão da lógica que estuda os métodos técnicos e científicos; É a arte de dirigir o espírito na investigação da verdade.
A Metodologia é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo.Tem como objetivo captar e analisar as características dos vários métodos indispensáveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização.Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciência e arte.
A Metodologia é a explicação minuciosa, detalhada, rigorosa e exata de toda ação desenvolvida no método (caminho) do trabalho de pesquisa. É a explicação do tipo de pesquisa, do instrumental utilizado (questionário, entrevista etc), do tempo previsto, da equipe de pesquisadores e da divisão do trabalho, das formas de tabulação e tratamento dos dados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.




Educação
A primeira ideia que uma criança precisa de ter é a da diferença entre o bem e o mal. E a principal função do educador é cuidar de que ela não confunda o bem com a passividade e o mal com a actividade.
(Maria Montessori)




Educação e formação:O conceito de formação está intimamente ligado ao da educação. No pensamento pedagógico alemão, o conceito de formação significa:
"O ser humano nasce indivíduo e está destinado a conveter-se em pessoa".
(Thumus)

Ensinar
Ensinar deriva do latim "insignare", que equivale a «mostrar ou expor uma coisa para que seja vista e apreciada»; estando muito tempo o ensino ligado ao mundo da didáctica (docente, emissão, acção) e a aprendizagem ligada à área da psicologia.


«Ensinar é provocar dinâmicas e situações em que possa acontecer um processo de aprendizagem por parte do aluno.»

Contreras (1990)


Relação Educativa
« A educação é uma relação entre dois ou mais seres humanos e essa relação localiza-se na encruzilhada do processo educativo,o ponto onde converge todo o saber pedagógico. »
Gaston Mialaret



Mapa Conceptual - são diagramas que expressam as relações entre conceitos gerais e específicos de uma matéria, reflectindo uma organização hierárquica entre eles.

High Scope
O modelo High/Scope é uma abordagem aberta de teorias de desenvolvimento e práticas educacionais que se baseiam no desenvolvimento natural das crianças. Podemos dizer ser um enfoque educativo orientado para o desenvolvimento da criança e da sua aprendizagem, integrando as perspectivas intelectual, social e emocional.
Ancorado nas teorias de Jean Piaget e seus seguidores acerca do desenvolvimento infantil, o modelo considera a criança como aprendiz activo que aprende melhor a partir das actividades que ele mesmo planeia, desenvolve e sobre as quais reflecte.





Projecto - Vários autores têm-se referido à ideia de projecto enquanto imagem antecipadora do caminho a seguir para conduzir a um estado de realidade. No entanto, projecto não é apenas intenção, é também acção que deve trazer um valor acrescentado ao presente, a concretizar no futuro, incorporando as duas dimensões (projecto enquanto intenção e plano antecipador da acção e projecto enquanto acção) Rogiers (1997: 176-178) fala do “projecto agido”que engloba o projecto projectado, o projecto processo e o projecto produto.
Carlinda LeiteFátima/2000 PEE/PCE/PCT