quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Relatório de avaliação da criança

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Albertina Pereira
_____ 2008 _____________________________________ http://educanaweb.googlepages.com ____
Relatório de avaliação da criança
Chegados ao fim do ano lectivo impõe-se a necessidade de fazer o relatório da
avaliação final da criança. Com este fim, os Educadores de Infância recorrem a suportes de registo
com formatos variados. É também nesta época do ano lectivo que muitos colegas procuram um
modelo novo, diferente, talvez mais adequado, completo ou simplesmente mais simples para usar em
substituição de um anterior. Seja como for, é um factor gerador de alguma preocupação por parte dos
Educadores.
Relativamente a esta questão importa sobretudo clarificar dois aspectos:
Fazer a avaliação da criança para aferir os progressos da mesma ao longo do
ano, é uma coisa. É um trabalho seu que irá fornecer-lhe a informação necessária para
fazer o relatório da avaliação.
Relatar ao Encarregado de Educação como foi a progressão do seu filho, é outra
coisa diferente! Importa seleccionar e sintetizar a informação que permita aos pais
entenderem de que forma se processou a progressão do seu filho(a) e que aquisições fez.
O relatório da avaliação da criança deverá ser globalizante. Ao encarregado de
educação interessa-lhe saber como foi e quais foram os progressos do seu filho(a) nas diversas
áreas/domínios contemplados nas OCEPE e obter uma imagem clara do seu estado de
desenvolvimento.
A utilização de grelhas com extensas listagens de competências onde se registam por meio de
cruzes as aquisições ou desempenhos da criança, poderão adequar-se ao processo de aferição do
seu desenvolvimento, mas não como meio de informar o Encarregado de Educação. A mera
listagem de competências esvazia de sentido o acto de informar o Encarregado de Educação dos
processos e resultados obtidos. Estes registos não são relatórios porque não contemplam a análise
dos aspectos que enuncia.
O relatório da avaliação deverá traduzir a análise sucinta e englobante de um processo que
decorreu durante um ano lectivo e que deverá ser apresentada de forma esclarecedora. Deverá
traduzir a acção reflexiva do Educador. Nesse sentido, a opção por um modelo de registo que
contemple as áreas e domínios das Orientações Curriculares e que permita ao Educador sintetizar
a informação por meio de frases curtas e claras, parece ser o mais adequado.

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